Estadão traz especial com conteúdos sobre o mercado de seguros
29.04.2020 - Fonte: Sonho Seguro
O Estadão traz um especial sobre seguros, que reúne sob o guarda-chuva do mercado de seguros informações e análises sobre como a covid-19 tem transformado relações e negócios. “Ninguém acorda querendo comprar um seguro, mas o brasileiro está mais apto a ouvir”, diz Hélder Molina, CEO da MAG Seguros. As companhias estão também muito envolvidas na construção de respostas para as novas demandas que o “novo mundo” apresenta. Sobretudo as tecnológicas.
Veja abaixo as matérias do especial produzido pelo Media Lab Estadão sobre tendências apontadas por especialistas e que devem chegar ao mercado ainda em 2020:
Futuro próximo: Pós-pandemia: o que vai acontecer?
Ninguém tem como cravar essa resposta. Mas é possível vislumbrar tendências no setor de seguros – que orbita tantas áreas da vida e afeta uma cadeia enorme, da ponta do cliente à da companhia. Leia mais
Planejamento: Crise na saúde mostra que prevenção é fundamental
O kit básico de precaução é composto pelos seguros de vida e de saúde e os planos de previdência. Leia mais
Perguntas & Respostas: Os direitos do consumidor em tempos de pandemia
PROCON e Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor esclarecem dúvidas. Leia mais
Mercado: Novos produtos em meio ao caos
Soluções personalizadas para a ocorrência de covid-19 estão entre as novidades. Leia mais
Mercado: Rotas (re)calculadas
Consolidar a operação digital é o principal caminho trilhado pelas empresas ao atravessar a crise da pandemia. Leia mais
Entrevista: ‘A humanidade precisa sair melhor da crise’, diz CEO da Mapfre
Luis Gutiérrez Mateo acredita que estamos vivendo momentos de consciência social. Leia mais
As dez principais reclamações dos consumidores sobre o mercado de seguros
1. Cobrança por serviço e produto não contratado, não reconhecido, não solicitado.
2. Dificuldade e/ou atraso na devolução e reembolso de valores pagos; retenção de valores.
3. Cobrança indevida ou abusiva para alterar ou cancelar o contrato.
4. Demanda não resolvida, não respondida ou respondida após o prazo via SAC**.
5. Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos ou não informados.
6. Negativa de cobertura; demora injustificada; divergência na indenização.
7. Oferta não cumprida; serviço não fornecido; venda enganosa ou publicidade enganosa.
8. Dificuldade para cancelar o serviço pelo SAC.
9. Dificuldade de contato e acesso a outros canais (exceto SAC).
10. Cobrança em duplicidade e/ou referente a pagamento já efetuado.
*Dados de 2020. Fonte: Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública
**Reclamações feitas nos canais disponíveis de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)