Valdir Amaro

12.12.2018 - Fonte: Seguro Gaúcho | Arthur Pacheco

5c0f99710d077

Para todos que entram na filial Pinto Bandeira da Porto Seguro em Porto Alegre, há uma unanimidade: o sorriso contagiante de Valdir Amaro. Sempre de bem com a vida, o técnico administrativo procura atender clientes e colegas com sua alegria que esbanja simpatia.

Completando 12 anos de história na companhia, já passou por diversas experiências, tendo uma "carreira eclética", como ele define. Atualmente com 49 anos, se viu com o dever de largar a marinha há 30 anos, para criar sua primeira filha, aos 19 anos de idade. Desde jovem, já conhecia as dificuldades que poderia encontrar na vida.

No entanto, Valdir tirou os obstáculos de letra. Hoje é casado e está junto de sua esposa há 32 anos, formando uma família com ela e suas três filhas. "Sempre procuro dizer para elas que na vida temos que ser muito humanos e amigos. Não devemos nos apegar totalmente a bens materiais. Busco dar o exemplo que tive dos meus pais e passar minha leveza, alegria e o jeito de lidar com as pessoas", contou.

Como um pai jovem, compreendeu que era preciso mudar a vida e assumir a responsabilidade. "A pessoa precisa saber que aquele nascimento vai mudar tua vida porque de alguma forma mexe com toda estrutura. O mais importante nisso é sermos responsáveis pela criança e continuarmos a vida que tudo dá certo", compartilhou.

Valdir já passou por diversos cargos na companhia. Já foi Técnico de Seguros, Técnico de Protocolo, Assistente Administrativo e atualmente é Técnico Administrativo.

Pelo grande tempo que passou na empresa, lembra de diversos momentos emocionantes. Mas para ele, o primeiro dia mudou completamente sua vida. "Já estava com 32 anos na época, então comecei a pensar o que a vida profissional me reservava. Foi algo que me marcou na época", contou.

Entre suas funções, estão desde o auxílio aos corretores e funcionários da Porto Seguro até o cuidado com o local de trabalho. "Cuido de toda estrutura do prédio e busco deixar as dependências em ótimo estado e funcionalidade. Temos um grupo grande de pessoas que trabalham aqui. Quero que eles tenham um ambiente de trabalho saudável do momento que entram até o momento de saída, para desempenhar as funções deles e nós desempenhamos nosso trabalho em um local limpo e funcional para o bom andamento dia a dia".

De acordo com ele, o mais gratificante é a relação com os colegas. "O contato com as pessoas é essencial. Gosto muito de ter esse contato, de atender, de ser amigo e de me colocar no lugar do próximo para auxiliar da melhor maneira possível", disse.

Por dedicar boa parte do tempo ao trabalho, precisa administrar as horas com a família. "Tive que aprender a otimizar o meu tempo, no início acabava tendo uma carga de trabalho muito grande. Hoje já é diferente, pois chego em casa cedo, tenho momento com minha filha de 11 anos e no final de semana fazemos coisas junto com o restante da família".

Em seu tempo livre, afirma ser um amante de esportes. É fanático pelo Internacional, tendo participado da Camisa 12, famosa torcida do clube. Porém, os esportes menos tradicionais são paixões de Valdir. "Nos meus momentos de lazer estou sempre assistindo jogos, seja basquete com a NBA ou a NFL, no futebol americano. Se não estou em compromissos com a família, pode ter certeza que estou assistindo um desses esportes".

A evolução profissional ainda não acabou, segundo Valdir. "Ainda quero realizar muitas coisas profissionalmente. Sempre busco aprendizado e conhecimento. Não gosto de apressar as coisas, elas acontecem de repente. Cabe a mim buscar esse desenvolvimento".

Entre as metas da vida, Valdir traça planos simples e que demonstram seu jeito leve de viver a vida, sempre com um sorriso no rosto e buscando ser uma pessoa melhor. "Quero viver tranquilamente, busco sempre isso, sem exageros, caminhando mais a cada dia".

Ver mais entrevistas