Família Zanatta

14.12.2018 - Fonte: Seguro Gaúcho | Julia Schneider

5c124fbcee62a

A família Zanatta tem o seguro como negócio familiar: seus integrantes trabalham no renomado escritório que leva o sobrenome da família, localizado no bairro Igara de Canoas. A trajetória, iniciada em 1991, foi construída com dedicação e garantiu reconhecimento à Corretora até os dias de hoje.

A história começou quando a matriarca Carmem, no início dos anos 90, decidiu abrir um negócio próprio. Muito visionária e com forte cunho empresarial por ter trabalhado muitos anos no comércio, percebeu na época um grande potencial no mercado de seguros. Junto de seu marido Ari Zanatta inaugurou a empresa que se destacaria com sua formação totalmente familiar. Atualmente, além do casal Carmem e Ari, os filhos Ana, Rosana e o caçula Márcio também são responsáveis pelo trabalho da corretora.

Tendo como forte base a religião cristã, a família construiu seus valores pautados pelo respeito, solidariedade, responsabilidade, disciplina e, sobretudo, pela união. “A base familiar é um dos fatores mais sólidos na edificação dos sonhos”, declara Rosana.

Formada em Administração de Empresas, Rosana foi atraída pela dinâmica e pelos desafios do mundo do mercado de seguros. Há 15 anos optou por fazer o curso de corretores e, desde então, atua na área formalmente. “Nossa família sempre foi voltada para os negócios. Nosso convívio desde pequenos foi em torno de comércios de todos os tipos. Ajudávamos a arrumar prateleiras, fazer entregas, atender telefone, receber clientes”.

A irmã Ana Paula também mudou o rumo de sua carreira profissional. Formada em Farmácia, atuou como gerente farmacêutica por mais de oito anos, onde adquiriu conhecimento e experiência na gestão de pessoas. Com o crescimento da Corretora, decidiu dedicar-se ao negócio da família. É o que faz desde 2008. “Acho maravilhoso trabalharmos todos juntos, graças a Deus temos um ótimo relacionamento. Meu maior orgulho é ver nosso trabalho sendo reconhecido e quero, cada vez mais, prestar o serviço com excelência para melhor atender e crescer sempre”.

As duas irmãs têm apenas um ano de diferença. O mais novo, Márcio, veio para completar o grupo. “Às vezes, problemas familiares acontecem, é normal. Temos decepções, alegrias, doença, saúde e todos os dilemas existentes na esfera familiar. Saber aceitar as diferenças também é negociar, e nisso somos eficientes.”, conta Rosana com bom humor.

Nos momentos de lazer, todos aproveitam para confraternizar, curtir o lar, passear e praticar esportes.

Sobre o futuro profissional, os Zanatta são otimistas. Esperam seguir continuamente atualizados e manter o bom atendimento e relação com os clientes. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Sabemos que o mercado vai transformando-se ao longo do tempo. As inovações tecnológicas e os diferentes produtos oferecidos no setor de seguros são características que exigem muita dedicação e atualização constante”, relata Ana. Para ela, o profissional motivado é aquele que estabelece metas e objetivos. Sem estes parâmetros não há evolução. “Ver os projetos de curto e longo prazo sendo atingidos é o grande prêmio motivador”.

Rosana também expressa satisfação por tudo o que juntos construíram. “Saber aproveitar as oportunidades é a chave para o sucesso. E foi assim, entre tombos e decepções, vitórias e derrotas, que fomos nos encontrando no mundo dos negócios”.

Mas, acima de tudo, a gratidão pelo apoio e bons exemplos dos pais é a principal coisa que os irmãos da família compartilham. “O que mais me marcou e motivou durante toda minha vida foi a garra e determinação dos nossos pais. Admiro demais eles, pois venceram na vida com muito esforço e nos criaram com muito amor".

Ver mais entrevistas