Márcio Cardoso Barros

25/01/2017 / FONTE: Seguro Gaúcho | Livia Montenegro

Márcio Cardoso BarrosHá alguns anos Márcio Cardoso Barros, nascido em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, não imaginava atuar no mercado de seguros. O administrador de empresas é atualmente Gerente da Filial da Sompo Seguros em Caxias do Sul, e conta para o Seguro Gaúcho um pouco de sua trajetória pessoal e profissional. Conheça mais sobre o torcedor do grêmio.

Seguro Gaúcho: Como foi a tua infância e a tua juventude?

Márcio: Passei minha infância e juventude na cidade de Pantano Grande, com pouco mais de 10 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul. Tenho ótimas lembranças das amizades que preservo até hoje, do convívio em família e os almoços todos os domingos na casa dos avós.

Seguro Gaúcho: E o teu início no mercado de trabalho?

Márcio: Comecei a trabalhar muito cedo, com 14 anos trabalhava no Banco do Brasil com estagiário, mas passado este período, a cidade não tinha oportunidades em função de ser uma economia baseada essencialmente na agropecuária. Nesta época minha mãe foi a grande incentivadora de ir procurar novos desafios em Porto Alegre. Logo que fui morar na capital comecei a trabalhar como vendedor em uma grande rede de lojas de material de construção, vindo a ser promovido a gerente depois de um ano e transferido para matriz da empresa no município de Lajeado. Passados alguns anos, surgiu uma oportunidade na Bradesco Seguros (1997) na mesma cidade, a qual assumi e comecei minha carreira no ramo de seguros. Depois de sete anos de atuação nos mercados do Vale do Taquari e Porto Alegre, aceitei um novo desafio junto a Marítima Seguros (2004), empresa que atuo até hoje.

Seguro Gaúcho: Por que escolheste essa carreira?

Márcio: Quando aceitei o desafio junto a Bradesco Seguros, não fazia e menor ideia do que era “seguro”! Inclusive na entrevista de admissão, fiz alguns testes e me perguntaram se eu sabia o que era “sinistro”!!! Respondi que não fazia a menor ideia, mas que tinha vontade de aprender! O fato de ter a oportunidade de conhecer algo novo sempre foi uma motivação. A Bradesco Seguros foi uma escola para o mercado de seguros e me proporcionou abraçar a nova profissão, busquei conhecer seus detalhes e acabei me encantando com a carreira de securitário! A Marítima Seguros, outra grande escola, só me trouxe afirmação que estava no caminho certo.

Seguro Gaúcho: O quê pretendes estar fazendo daqui a 10 anos?

Márcio: Ter um negócio próprio dentro do ramo de seguros, mas sempre voltado para atender aos corretores de seguros.

Seguro Gaúcho: Qual é a tua maior qualidade e o quê tu acreditas que ainda precisa melhorar?

Márcio: Muito difícil falar de si próprio, mas acredito que o relacionamento interpessoal! Por todos os lugares que passei sempre deixei amigos e saudade, sempre procurei ter muita seriedade e clareza em tudo que fiz. Quanto ao que preciso melhorar….tanta coisa!! Acredito que correr mais riscos, empreender, ser mais ousado talvez seja algo a ser melhorado!

Seguro Gaúcho: O quê desperta o teu lado consumista? Por que?

Márcio: Gosto de dizer sempre que os filhos mudam muito o perfil de uma pessoa, mas em resumo carros e viagens são os grandes motivadores!

Seguro Gaúcho: Quais são o teu livro e o teu filme preferidos?

Márcio: “O Sucesso e ser Feliz” do escritor Roberto Shinyashiki e um filme inesquecível é “Coração Valente”, mas sou fã de cinema e todos de ação, aventura e ficção, não perco, sou assíduo nas salas de cinema de Caxias do Sul, principalmente os da Marvel e DC Comics em função dos quadrinhos lidos na infância!!!

Seguro Gaúcho: Como e pra onde seria a viagem dos sonhos?

Márcio: Voar para Europa é um sonho a ser realizado e está nos planos, principalmente Itália e Grécia, que são lugares históricos.

Seguro Gaúcho: Quem é a pessoa que tu mais admiras no mercado gaúcho de seguros?

Márcio: Sem dúvida meu Diretor e mentor Alberto Muller da Silva, pela postura, ensinamento e amizade que foi construída ao longo destes últimos quase 13 anos.

Seguro Gaúcho: Podes contar alguma história curiosa que tenhas passado no mercado de Seguros?

Márcio: Foram tantas!! Mas em especial acredito que tenha sido uma recente, onde tive a oportunidade de vivenciar (e ainda estou) a construção de uma nova seguradora, passando por todos os seus momentos, neste caso a Sompo Seguros. Ajudei a construir a Marítima Seguros, depois foram anos difíceis no processo de fusão com a Yasuda Seguros e agora ajudando a Sompo Seguros a se desenvolver ainda mais junto ao competitivo mercado nacional de seguros.

0 0