Luciana Ribeiro Cure

10/01/2017 / FONTE: Seguro Gaúcho | Livia Montenegro

Luciana Ribeiro CureHá 20 anos na Tokio Marine Seguradora, a Gerente de Sucursal de Caxias do Sul, Luciana Ribeiro Cure, tem muitas histórias para contar sobre seus anos de atuação no mercado segurador. Formada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciana entrou na companhia como trainee e ao longo dos anos foi se desenvolvendo e vivenciando novos desafios. Hoje, aos 43 anos, ela é a convidada para o Papo 10 e conta um pouco mais sobre sua carreira e desafios pessoais.

Seguro Gaúcho: Como foi a tua infância e a tua juventude?
Luciana: Tive uma infância bastante tranquila, na cidade de Canoas, com muitos amigos e numa época em que todos podiam brincar na rua até altas horas sem as preocupações de hoje em dia. Minha juventude já foi mais voltada aos estudos, pois iniciei na faculdade federal muito cedo, aos 16 anos.

Seguro Gaúcho: E o teu início no mercado de trabalho?
Luciana: Durante a faculdade de comunicação fiz vários estágios na área. Na verdade tentei experimentar todas as formas possíveis da comunicação e da área de Relações Públicas – iniciei numa Rádio em Porto Alegre, passei por áreas de Cerimonial e Protocolo, Relações com a imprensa de um órgão público, e na área de Endomarketing, onde foi meu último estágio. Sempre me imaginei atuando nos bastidores. Mas, após me formar, passar por dezenas de entrevistas de emprego, fui aprovada no programa de Trainees da Real Seguros com atuação voltada a vendas, ao público externo, então dei adeus aos bastidores. Entrei na extinta Real Seguros, em março de 1996. Nesta época, trabalhávamos dentro das agências do Banco Real, na comercialização de seguros aos clientes do banco, e na sequência, ainda dentro da agência, passei a atender corretores também. Passei por diversas agências do Banco, por diversas atividades diferentes dentro da seguradora para então por volta do ano 2000, atuar especificamente no atendimento a corretores e assessorias de seguro, como gerente generalista. Em 2005, a Tokio Marine Seguradora comprou a Real Seguros e eu permaneci na empresa.
Em 2006, meu esposo recebeu uma oferta de trabalho em São Paulo e decidimos aceitar o desafio: consegui uma transferência interna na Tokio Marine e passei a atuar como gerente comercial na sucursal ABC, na cidade de Santo Andre, São Paulo. Permanecemos em São Paulo por três anos e no final deste período o desejo de retorno já era incontrolável. Novamente consegui uma transferência interna e voltei a atuar como gerente comercial na Sucursal Porto Alegre. Até que em 2012, recebi uma proposta desafiadora: assumir uma sucursal da Tokio Marine na serra gaúcha, em Caxias do Sul. Aceitei e lá se vão quatro anos.

Seguro Gaúcho: Por que escolheste essa carreira?
Luciana: A minha entrada neste mercado eu posso dizer que foi de forma aleatória, sem grandes pretensões. Mas o mercado de seguros é realmente apaixonante: não há um dia se quer onde a gente não aprenda algo novo, ou que passe por alguma situação nova: e é isso realmente que nos traz a motivação para o dia a dia.

Seguro Gaúcho: O quê pretendes estar fazendo daqui a 10 anos?
Luciana: Alguns percalços recentes que a vida me trouxe me ensinaram a não fazer planos, então só quero permanecer feliz e com saúde. O que tiver que ser feito será feito com muito prazer!

Seguro Gaúcho: Qual é a tua maior qualidade e o quê tu acreditas que ainda precisa melhorar?
Luciana: Acho que sempre podemos melhorar, tenho muito mais defeitos que qualidades, mas a minha melhor qualidade é exatamente essa: saber que eu tenho tanto a melhorar.
Seguro Gaúcho: O que desperta o teu lado consumista? Por que?
Luciana: Nada em especial: tenho períodos de consumo intenso e depois passa… Acho que é igual a comer chocolate: tem que comer uma barra inteira até enjoar – depois, abstinência total.

Seguro Gaúcho: Quais são os teus livros e filmes preferidos?
Luciana: Livro, tenho vários: e sobre todos os assuntos possíveis: biografias são meu alvo preferido, mas leio de romances a livros de história. Evito apenas os de Auto – Ajuda: não combinam comigo. Filme é mais difícil: sou capaz de assistir a um filme inteiro e praticamente na última cena, me dar conta de que já assisti este filme antes….

Seguro Gaúcho: Como e pra onde seria a viagem dos sonhos?
Luciana: A minha viagem dos sonhos é para qualquer lugar onde eu me sinta bem, onde tenha amigos, onde tenha uma boa comida, uma bebidinha para relaxar. Claro que uma temporada no Caribe, nas ilhas Fiji, ou nas pirâmides do Egito também me fariam sonhar….

Seguro Gaúcho: Quem é a pessoa que tu mais admiras no mercado gaúcho de seguros?
Luciana: São tantas que seria injusto citar apenas uma: todas as pessoas que trabalham comigo, meus pares, minha equipe, colegas de mercado e corretores de seguro: todos tem algo admirável e ao convivermos juntos, todos aprendemos, todos ganhamos. As pessoas passam pela nossa vida, mas o que aprendemos com elas, fica para sempre. Desta forma, todos são admiráveis!

Seguro Gaúcho: Podes contar alguma história curiosa que tenhas passado no mercado de Seguros?
Luciana: Não lembro nenhuma situação especifica, mas recordo com certa nostalgia as antigas brincadeiras que os novatos passavam: quem nunca procurou no almoxarifado a régua de medir sinistro?
E as etiquetas para decalque de chassi? Meu primeiro dia de trabalho limpei a gaveta da minha nova mesa e coloquei todas fora…para que serviria aquilo? Acho que por uma semana não podemos fazer seguro de automóvel na agência….
Velhos tempos…

0 0